quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A CARNE E O ESPÍRITO


A tricotomia do homem. Triunidade composta e inseparável, que ciência humana nenhuma explica, por falta de discernimento e provas materiais. A Bíblia nos diz que o homem é constituído de três partes distintas, mas unidas entre si por laços somente dissolúveis através do processo da morte física, ou seja, a morte do corpo físico. A prova de que precisamos para testificar sobre esta verdade está aqui: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso ESPÍRITO,  e ALMA, e CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a volta do nosso Senhor Jesus Cristo." 1ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses - Capítulo 5, versículo 23, e ainda "Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes, 12:6 e 7. Muito bem, visto isto, agora podemos analisar o que acontece conosco, quando nos deparamos com a indispensável necessidade de santidade, mediante a iminente volta de Cristo. Temos, pois, espírito, alma e corpo, nesta ordem: Espírito: Vindo diretamente de Deus, é o que dá a vida ao corpo. Sem ele nosso corpo seria apenas como uma máquina, sem vida;
 Alma: Sede do nosso intelecto, da nossa inteligência, das nossas emoções e sentimentos. É aquela sensação de “eu” exclusivo que sentimos com relação a nós mesmos, e é ela quem nos dá o sentimento de existência;
 Corpo: Matéria composta de 75% de água, gorduras, minerais, proteínas e carboidratos. Vinda da terra, originalmente, todos os seus desejos estão relacionados com o mundo e o que nele há.
O conflito: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” E, ainda, “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguês, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas, cap. 5:17 e 19 a 21. Continuamos nos próximo quadro, querendo Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário