sábado, 16 de julho de 2011

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA: Como alcançá-la? (II)


Pois muito bem, vamos agora complementar o assunto aqui resumido, com mais três dicas que considero de suma importância, para que você possa atingir o seu objetivo de alcançar a sua independência financeira:
4 - Constituir um negócio que você não conhece: Se você considerar apenas que determinado negócio, ou mesmo uma franquia, foi ou está sendo um tremendo sucesso nas mãos de outro e achar que o mesmo pode acontecer com você, fique esperto! É muito importante conhecer o terreno em que pretende colocar a planta de seus pés. Busque se informar, detalhadamente, sobre todas as particularidades do negócio, quais são os riscos e o seu real potencial de retorno, qual será o seu público alvo, seus fornecedores e qual o tempo de dedicação que ele exigirá de você. Quanto mais às cegas você agir, maiores serão as chances do fracasso!
5 - Entender o hobby como se fosse um negócio: Ih! Um hobby tem o propósito de proporcionar prazer, mas quase nunca para dar algum lucro. Por mais que seja um expert no assunto, pense muito antes de transformar o seu hobby em um negócio, porque esse mercado promissor que você vislumbra talves exista somente em sua cabeça. Outro problema é que como empreendedor, você pode ser levado a agir mais como um consumidor do que como um vendedor.
6 - Finalmente, a velha questão do emprestar dinheiro: Quando você consegue acumular algum dinheiro, ou determinado patrimônio e permite que outros saibam disso, como amigos e familiares por exemplo, estará sujeito a receber muitos pedidos de socorro. Você também poderá se ver tentado a ser o usurário da família, da rua ou do seu bairro. Muito cuidado. Emprestar dinheiro não é para qualquer um fazê-lo, pois isto exige técnica e muita experiência para que não venha a sofrer drasticamente com a inadimplência. Uma boa quantia do seu patrimõnio pode virar fumaça diante dos seus olhos. Gerenciar tal tipo de risco é para profisssionais capacitados. Houve um sujeito, sábio dono de um boteco na várzea, que colocou uma placa na entrada de seu estabelecimento, na qual assim mesmo estava escrito: "Pessa 1 fiado e leve 2 não!". Que Deus abençõe os vossos negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário